Uma alimentação saudável e adequada é fundamental para assegurar crescimento e desenvolvimento, principalmente durante a infância e, o seu papel para a promoção e a manutenção da saúde e do bem estar do indivíduo.
As deficiências alimentares em crianças levam ao crescimento deficiente, aumentam a vulnerabilidade às infecções, promovem deficiências no processo de maturação do sistema nervoso, no desenvolvimento mental e intelectual. A falta de energia ainda é a maior causadora destes problemas.
Por isto a importância da oferta adequada dos carboidratos (em torno de 50% a 60% do consumo diário) na alimentação das crianças. Neste grupo de alimentos encontram-se os cereais como aveia, granola, mandioca, arroz, trigo, milho e suas preparações (massas, pães, bolos) , devendo-se sempre preferir as versões integrais. Esses alimentos também são fontes de proteínas vegetais, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro.
Com a diminuição de carboidratos na alimentação, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. A ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular.
Para as crianças que praticam exercícios físicos regularmente (futebol, balé, vôlei, judô, natação, etc.) o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque esse nutriente será responsável em maximizar o desempenho durante o exercício, ao passo que uma inadequada ingestão desse nutriente pode acarretar em cansaço e fadiga.
Portanto, não tenha o carboidrato “como o vilão da alimentação”, mas sim como a melhor fonte de energia para o organismo que deve ser consumido em quantidades adequadas, sem exageros.
Nutricionista Camila
Postado por: Maria de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário