terça-feira, 29 de abril de 2014

ANÁLISE SOBRE OS CARBOIDRATOS


A denominação carboidrato, utilizada para as moléculas que pertencem a este grupo, é consequente da sua estrutura química que possui átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio ligados da seguinte maneira (CH2O)n, por meio desta fórmula podemos observar que para cada átomo de carbono (C) tem uma molécula de água (H2O), por isso, os carboidratos também podem ser chamados de hidratos de carbono. 

Outra forma utilizada para denominar os carboidratos é como glicídio ou sacarídeo ou também, são popularmente conhecidos, como açúcares. Os carboidratos podem ser classificados como monossacarídeo, oligossacarídeo ou polissacarídeo. Essa classificação está baseada no número de moléculas ligadas entre si.

Os monossacarídeos apresentam apenas uma única unidade, por isso, é utilizado o prefixo mono, significa um. Uma característica interessante que diferencia os monossacarídeos é que em sua estrutura, dependendo da posição do grupo carbonila (C=O), a molécula pode ser classificada como aldose ou cetose. A molécula será uma aldose quando o grupo carbonila (C=O) estiver na extremidade da cadeia, como é o caso da glicose; e será uma cetose quando o grupo carbonila (C=O) estiver em outra posição, como é o caso da frutose.

Tanto a glicose como a frutose são consideradas açúcares redutores. Esta característica é decorrente do fato destes açúcares, na presença de íons cúpricos (Cu2+) ou férricos (Fe3+), sofrerem uma reação de oxirredução. Isto é, tanto a glicose como a frutose são oxidadas em razão da presença destes íons.

Os oligossacarídeos possuem em sua estrutura algumas moléculas de monossacarídeos ligadas entre si, por isso, possuem o prefixo oligo, que significa pouco. Esta ligação entre as moléculas de monossacarídeos é chamada de ligação glicosídica. Como exemplos podemos citar a sacarose e a lactose, que são consideradas dissacarídeo, porque possuem apenas duas unidades de monossacarídeo. 

A sacarose possui uma molécula de glicose ligada a uma molécula de frutose e a lactose possui uma molécula de glicose ligada a uma molécula de galactose. A sacarose pode ser facilmente encontrada na cana-de-açúcar e a lactose no leite.


postado por: Halane Moreira 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/40784/analise-sobre-os-carboidratos#ixzz30KYrLWY1

Nenhum comentário:

Postar um comentário