quarta-feira, 9 de abril de 2014

Classificação dos Carboidratos

          Classificação dos Carboidratos
         Os Carboidratos são classificados segundo a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas:
Monossacarídeos: Carboidratos com baixo número de átomos de carbono em seu composto molecular. Para se classificar um carbono como monossacarídeo utiliza-se a fórmula CnH2nOn, onde “n” pode variar de 3 a 7.
 Dissacarídeos: são Carboidratos formados através da ligação de 2 monossacarídeos. Essas ligações entre Carboidratos são chamadas Ligações Glicosídicas e ocorrem entre um carbono anomérico de um monossacarídeo com qualquer outro carbono de outro monossacarídeo. Dissacarídeos são moléculas solúveis em água.
       Polissacarídeos: são os Carboidratos extremamente mais complexos chamados de macromoléculas. Os polissacarídeos são formados através da ligação de milhares de moléculas monossacarídicas entre si através das ligações glicosídicas. Os monossacarídeos são os carbonos responsáveis pelas funções de armazenamento de energia e pela função estrutural e protetora dos Carboidratos. Os polissacarídeos mais importantes biologicamente e mais conhecidos são o Amido, o Glicogênio e a Celulose. Polissacarídeos são moléculas não solúveis em água.





postado por:Marcos Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário