sexta-feira, 23 de maio de 2014

AMIDO: DIGERÍVEL X RESISTENTE
AMIDO RESISTENTE 2


O amido é um carboidrato que pode ser classificado como digerível e resistente. O digerível é transformado em glicose e vai alimentar as células do corpo, podendo levar de 20 a 120 minutos nesse processo. Já o amido resistente, escapa da digestão no intestino delgado servindo de substrato benéfico para a flora bacteriana no intestino grosso.
Dessa forma, seu efeito tem sido comparado ao das fibras alimentares, visto que resiste a ação das enzimas digestivas gerando uma maior saciedade o que  contribui para o emagrecimento.
Como tudo tem dois lados, geralmente o amigo resistente também tem alguma quantidade de amido digerível e portanto vale a pena equilibrar as quantidades para não ter aumento de peso desnecessário.
 Amido resistente é um amido que resiste à digestão. Não quer dizer que é um pouco mais difícil de digerir. Nem que é absorvido mais lentamente. Nem que é um "carboidrato complexo". Quer dizer que RESISTE à digestão. Simplesmente não é digerido, seu impacto na glicemia é zero. Não conta como carboidrato para todos os efeitos. Seu comportamento é o mesmo de uma fibra alimentar.
O amido resistente alimenta seletivamente a flora intestinal saudável, anti-inflamatória e anti-obesogênica. Ao contrário do que acontece com os carboidratos densos acelulares (açúcar e farinha), que estimulam uma flora altamente inflamatória, indutora de síndrome metabólica e obesidade.

Há 4 tipos de amido resistente:
  • Tipo 1 - presente e sementes, grãos integrais e leguminosas, resiste à digestão por estar fisicamente protegido por paredes celulares fibrosas. Menos útil devido à toxicidade de suas fontes principais;
  • Tipo 2 - Encontrado em alguns alimentos tais como batata crua ou banana verde;
  • Tipo 3 - chamado amido retrógrado, forma-se quando o amido é aquecido e depois resfriado (acontece com batatas e arroz, por exemplo)
  • Tipo 4 - são amidos resistentes artificiais (industriais).
O tipo 2 é a principal fonte para suplementação.




Postado por: Maria de Jesus


Nenhum comentário:

Postar um comentário