CARBOIDRATOS E DIABETES
O paciente diabético insulino -dependente pode consumir carboidratos?
A primeira e maior diferença no plano alimentar de um paciente com diabetes em uso de insulina é que toda variação na quantidade de carboidratos das refeições e dos lanches deve ser acompanhada também por uma variação equivalente na dose da insulina administrada. É importante que o paciente diabético saiba que o maior determinante da taxa de açúcar no sangue é quantidade e a qualidade dos carboidratos consumidos e que ele não pode abolir esses nutrientes da sua dieta, deve aprender a consumi-lo corretamente.
Os carboidratos são nutrientes essenciais a saúde de todas as pessoas , normais e diabéticas. São as principais fontes de energia , principalmente para o cérebro , que não consegue utilizar nem um outro substrato, além da glicose.
Quanto carboidrato pode ser consumido?
As maiores associações de diabetes do mundo, entre elas a associação americana de diabetes e associação Européia de diabetes, são unanimes em recomendar uma porcentagem de carboidratos semelhantes dadas as pessoas não diabéticas, ou seja, uma média de 50% das necessidades energéticas totais. Isso significa que um diabético adolescente com 65 kg deve ingerir 2500 calorias e dessas, 1250 calorias em carboidratos ou 300 gramas diárias desse nutrientes distribuídos em três refeições e 2 a 3 lanches.
A compressão de todos esses mecanismos é fundamental para garantir a segurança e bem estar dos pacientes diabéticos. Eles devem aprender a lidar com todas as questões relativas a sua alimentação, procurando diminuir as restrições e impacto negativo que o diagnóstico do diabetes pode causar em sua vida.
Fonte: Associação dos diabéticos.
Postado por: Ismênia Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário