Os carboidratos são os compostos orgânicos mais abundantes no mundo vegetal. Eles atuam como armazéns de energia química (glicose, amido, glicogênio), são componentes das estruturas de sustentação nas plantas (celulose), nas conchas dos crustáceos (quitina) e nos tecidos conectivos nos animais (polissacarídeos ácidos) e componentes essenciais dos ácidos nucleicos (D-ribose e 2-desoxi-D-ribose). Os carboidratos constituem aproximadamente três quartos do peso seco das plantas. Os animais (incluindo os humanos) obtêm os seus carboidratos comendo plantas, mas eles não armazenam muito do que comem. Na verdade, menos que 1% do peso corporal dos animais é constituído de carboidratos.
A palavra carboidratos significa "hidrato de carbono" e deriva da fórmula Cn(H2O)m. Dois exemplos de carboidratos com essa fórmula molecular geral que pode ser escrita alternativamente como um hidrato de carbono são:
- Glicose1(o açúcar do sangue): C6H12O6,que pode ser escrita como C6(H2O)6.
- Sacarose (o açúcar comum, também chamado açúcar de mesa): C12H22O11, que pode ser escrita como C12(H2O)11.
Nem todos os carboidratos, entretanto, têm essa fórmula geral. Alguns contêm poucos átomos de oxigênio para se enquadrar nessa fórmula, enquanto outros contêm muitos átomos de oxigênio. Alguns também contêm nitrogênio. O termo carboidratos foi tão firmemente enraizado na nomenclatura química que, embora não seja totalmente exato, ele persiste como o nome para essa classe de compostos.
Do ponto de vista molecular, a maioria dos carboidratos consiste em poli-hidroxialdeído, poli-hidroxiacetonas ou compostos que as originam após hidrólise. Os membros mais simples da família dos carboidratos são frequentemente designados de sacarídeos por causa de seu gosto doce (do latim saccharum, "açúcar"). Os carboidratos são classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos, o que vai depender do número de açúcares simples que eles contêm.
Referências Bibliográficas:
BETTELHEIM, Frederick A. Introdução à química geral, orgânica e bioquímica. In: BROWN, William; CAMPBELL, Mary; FARRELL, Shawn. Carboidratos. São Paulo,2012. p.475-476.
Postado por: Francisca das Chagas
Referências Bibliográficas:
BETTELHEIM, Frederick A. Introdução à química geral, orgânica e bioquímica. In: BROWN, William; CAMPBELL, Mary; FARRELL, Shawn. Carboidratos. São Paulo,2012. p.475-476.
Postado por: Francisca das Chagas
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário